ENEM 2016 - A sua oportunidade.

   Que tal concluir o Ensino Médio? Ou fazer um curso superior pela metade do preço? Com o Exame Nacional do Ensino Médio você pode alcançar estes objetivos mais rapidamente. E o mais legal: Você que acompanha a Academia Mirojobs terá dicas exclusivas de professores experientes em passar no ENEM e conseguir o mínimo para uma aprovação. Serão feitos artigos especiais abordando temas de redação, matemática e outros. Algo bem objetivo para acrescentar nos seus estudos. 
O ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio pode ajudar você
a concluir seus estudos.

Como o ENEM pode me ajudar a concluir o Ensino Médio?

   Todo candidato ao ENEM 2016 que completar 18 anos até a data de realização da primeira prova do  exame e não concluiu o Ensino Médio tem direito a tentar a certificação do Ensino Médio. É necessário indicar a pretensão  de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora (Fonte: INEP - 2016).
Além disto é necessário atingir as seguintes notas:
  • 450 pontos em cada prova.
  • 500 pontos na redação.
   E por experiência própria digo que isto é possível até com pouco estudo. Conheço pessoas que fizeram até a 7º série do fundamental e conseguiram. 
O INEP disponibiliza para dowload o guia de cetificação do Ensino Médio que você pode acessar CLICANDO AQUI.

Fazendo o ENEM consigo uma Faculdade gratuita?

   Sim. Além de algumas Universidades  públicas aceitarem a nota do ENEM como requisito parcial ou pelo sistema SISU ou total para ingressos .
   E ainda pode   pleitar bolsas de estudo do PROUNI em instituições privadas. Essas bolsas são de 50% ou 100% de desconto. É possível cursar um curso superior de graça.
   Somente podem concorrer as Bolsas do PROUNI estudantes sem nível superior ou professores efetivos da rede pública. 
   
Licença comons - permitido reutilização com modificação
   Para conseguir uma bolsa integral, ou seja, não pagar nada é necessário ter renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. Para bolsas parciais ( metade do valor da mensalidade) é necessário ter renda de até três salários mínimos por pessoa. Para saber em qual bolsa se enquadra some a renda das pessoas que trabalham(comprovadamente) na sua casa e divida pelo número de moradores. 
   É necessário ainda ter cursado o ensino médio integralmente na escola pública ou na condição de bolsista em escola particular para bolsas do PROUNI.
Não confundir o sistema de bolsas do PROUNI para bolsas em instituições privadas com o sistema de seleção do SISU que é um sistema de seleção para Universadades Federais e Estaduais. Após o ENEM explicaremos mais detalhadamente cada programa e como se candidatar.

É difícil passar no ENEM?  Faz tempo que parei de estudar.

   Esta pergunta tem dois sentidos. Se você deseja pleitar um bolsa de nível superior para um curso bem concorrido como Medicina certamente deverá estudar e muito. Se sua intenção é um curso menos concorrido terá grandes chances. Com poucas horas de estudo por semana é possível tirar uma média 6,5 em cada prova. Verá nos nossos artigos sobre o ENEM o que você deve saber de básico e até como chutar questões quando não houver outra alternativa. 
   Em mais de 10 anos de experiência nossos professores já participaram junto com alunos de várias provas e tem dicas preciosas para cada teste. Normalmente todos os alunos que acompanhamos alcançaram seu objetivo na primeira ou no máximo na segunda tentativa da prova. Nas próximas semanas começaremos a abordar alguns temas que são mais de fundamental importância para esta prova e você poderá se beneficiar e muito destas dicas.
O MEC também fornece uma série gratuita chamada "Hora do ENEM" para os que desejam estudarem em casa neste link: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem

Como se inscrever para o ENEM 2016

    As inscrições para o ENEM 2016 começam a partir do dia 09 de maio de 2016 e vão até 20 de maio. Você pode tirar suas dúvidas neste site http://enem.inep.gov.br/index.html e fazer suas inscrição. O site para inscrições 2016 ainda não está aberto  e só abrirá na data da inscrição.
   Alunos de escola pública não precisam pagar a inscrição e pessoas que não tenham renda podem preencher a declaração de carência e pedir isenção.
Para os demais é cobrado uma taxa de R$ 68,00
.
  Acompanhe nos próximos dias na aba Ensino e Educação mais notícias e dicas do ENEM



----------------------------------------------------------------------------------------------
Referências de Pesquisa:
  • PROUNI - Informações aos candidatos. Disponível em: http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php - acesso em 02/05/2016
  • INEP - Certificado de conclusão do Ensino Médio. Disponível em: portal.inep.gov.br/web/enem/certificacao - acesso em 02/05/2016

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários