Como conseguir um emprego abaixo das suas qualificações.

Ter experiência profissional em outra área ou nível acadêmico superior dificulta na hora de conseguir uma ocupação inferior. Saiba como lidar com a situação.

   Em tempos de dificuldade financeira muitos profissionais com bons currículos e excelentes formações se sentem obrigados a concorrer à vagas de um nível mais baixo. É até uma questão de sobrevivência. Não dá para esperar uma vaga na sua área surgir e as contas não param de chegar. No desespero você começa a se candidatar para todas as vagas possíveis e até é chamado para algumas porém a resposta é sempre negativa. O empregador lhe questiona, enche de perguntas e no final você volta para casa como saiu: desempregado. Existe uma solução mágica para esta questão? Não. Existe como contornar a situação e até quem sabe colocar seu barco em outra direção? Sim.
Fonte: http://www.thebluediamondgallery.com/

   Pense primeiro que você é um profissional e multifunção. Antes de se candidatar em qualquer vaga analise as possibilidades. Entrar na primeira porta pode ser um erro. Por exemplo, não se candidata para uma vaga de atendente de lanchonete se não gosta do cheiro de fritura e de cozinha. Não se candidate para uma vaga de telemarketing se sabe que não terá paciência para ouvir as muitas ligações e reclamações diárias. Vá com calma.

   A outra questão para analisar é qual a função escolhida tem projeção futura na sua área. Essa parte é muito importante para usar como argumento na entrevista. Uma vendedora de loja pode ascender para um cargo de gerência em pouco tempo se demonstrar competência. Saiba recomeçar. Veja se a curto prazo aquela empresa que está almejando um cargo inferior não pode colocar um novo rumo na sua carreira. Uma pessoa super qualificada que demonstra um interesse de recomeçar para conquistar o seu espaço novamente em uma nova empresa pode encantar muitos entrevistadores. Demonstre este ânimo e se destaque na função que se propõe a exercer.

   Não esconda suas qualificações. Ocultar um curso superior pode ajudar a conseguir uma vaga porém, pode ser um tiro no pé. Uma vez ocultado nunca poderá ser revelado. Eventualmente pode surgir na nova empresa alguma vaga compatível com o seu nível e infelizmente, você perderá a oportunidade por omitir suas qualificações. Não tenha medo de mostrar suas qualificações acadêmicas. Pesquisas mostram que mais de 90% das pessoas fazem durante sua vida algum curso (superior, livre, etc) que nunca vão usar na vida. Acontece com quase todos. 

   Não tente ganhar uma vaga inferior com a velha lábia de argumentos do tipo: "Estou precisando trabalhar", "Estou passando dificuldades", etc. O entrevistador está em busca de uma solução para o problema da empresa e não o seu. Demonstre confiança e interesse pela função que está se candidatando e nunca pense que entrar em um emprego inferior é "rebaixar a carteira". Essa é uma oportunidade de recomeçar e quem sabe descobrir uma área nova de atuação para suas qualificações, algo que não tinha pensado. 

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários