.

Ter sucesso na Entrevista de Emprego - Parte Final: A Entrevista Direta

. .
   Enfim continuamos com nossa série. Agora é chegado o momento no qual você vai estar frente a frente com uma pessoa que pode decidir um novo rumo para sua vida. É o momento de maior tensão. Resolvi não focar em fórmulas mágicas e técnicas que todos já conhecem. São assuntos que abordam modelos de respostas para perguntas e até postura e gestos. Fazem as pessoas parecerem robôs e não humanos. Para deixar este artigo mais gostoso de ler irei pontuar as dicas em tópicos curtos e com dicas simples que todos podemos praticar ao menos uma. Os tópicos escritos nesta cor serei eu falando com você, uma opinião mais pessoal minha. Então vamos continuar de onde paramos na última parte. Havíamos chegado no local da entrevista e agora é o momento de entrar e ter uma conversa com o recrutador.

  • Ao ser chamado a sala entre e cumprimente a pessoa que vai lhe entrevistar. 
  • Aperto de mão nem firme nem fraco. Treine em casa. 
  • Esqueça a etiqueta que manda sentar somente se for convidado. Pode ser que não seja e vai ficar em pé até quando?
  • Esta regra vale ouro e não vejo em nenhum artigo de entrevistas de emprego: sorria! Sim, a simpatia é a melhor forma de causar uma boa impressão e pode representar mais de 50% das suas chances de conseguir uma vaga. Repare nas ante salas de entrevistas os candidatos todos de cara fechada. O sorriso natural e verdadeiro (não forçado) é precioso. Irei abordar isto futuramente à parte.
    Entrevista é uma conversa. Além de ser um
    bom ouvinte é importante perguntar
     (fonte: pixbay)
  • Atenção as perguntas e procure sempre olhar nos olhos do entrevistador, não fuja o olhar. 
  • Não significa fixar olho a olho de maneira impertinente. Sabe aquela pessoa quando você pergunta algo e ela fica "pescando pelo ar" e responde sem olhar para você? Então, é este tipo de comportamento que estou falando.
  • Não basta responder suas perguntas de forma genérica. A melhor forma de impressionar o recrutador é com suas histórias de sucesso e profissionalismo no emprego anterior. Fique em sintonia com o recrutador e com a empresa que deseja trabalhar. 
  • Procure relacionar para o recrutador atividades que realizava no emprego anterior que tem relação ao cargo que deseja no momento.
  • Cuidado com a língua comprida. Não fale muito sem necessidade.
  • Algumas perguntas podem ser embaraçosas e fictícias. Exemplos: "Como lidaria com tal situação"? "Como se sentiria se acontecesse isto"? Nestes casos não precisa responder de imediato e pense na resposta sempre focando no profissionalismo. 
  • Outro erro de mais de 70% dos candidatos é não se interessar pela empresa na hora da entrevista. Alguns não sabem nem o ramo de atividade da mesma. Pesquise sobre a empresa e se necessário leve perguntes anotadas sobre a empresa. Não é feio trazer perguntas escritas, feio é não ter o que perguntar.
  • E faça perguntas, os recrutadores percebem que a pessoa realmente tem interesse naquela empresa.
  • É comum a entrevista ser rápida quando os candidatos não fazem perguntas. Não deixe que somente o recrutador conduza a entrevista. É uma via de mão dupla, não um interrogatório: Ouça, responda, pergunte - é uma regra de outro para entrevistas.
  • O recrutador pode mostrar interesse no seu perfil e abrir mais a vaga, falar dos projetos da empresa e outras coisas. É o momento que você está quase certo na vaga. Pode surgir o convite para dar uma volta e conhecer à empresa. Nestes casos é quase certo sua contratação. Aproveite o passeio e pergunte mais sobre a empresa, demonstre interesse.
  • Seja um bom ouvinte. E ao falar gesticule moderadamente. 
  • Alguns candidatos gesticulam tanto que parecem estarem regendo uma orquestra. Seja moderado. 
  • Não atenda seu celular de maneira alguma. E não minta - é básico mas ainda existem pessoas que o fazem.
  • Ao final da entrevista pergunte até quando pode esperar um retorno. Normalmente mesmo que o retorno não aconteça eu recomendo que considere perdido após duas semanas - não desanime, o maior erro é ficar parado esperando a resposta de um processo seletivo. Só pare de procurar emprego quando sua carteira realmente estiver assinada.
  • No dia posterior a entrevista envie um e-mail de agradecimento ao recrutador. É gentil e ajuda a ser lembrado. Pode ser uma simples mensagem do tipo: " Agradeço pela oportunidade de ter participado do processo seletivo" ou "Obrigado pela oportunidade de participar da entrevista de emprego".
   E assim seguimos para o final da nossa série. Algumas temas apontados irei aprofundar melhor nas próximas semanas porém, seguindo estas dicas básicas suas chances vão melhorar e muito. Lembre-se sempre dessa dica da mirojobs: Ouça, responda, pergunte.


Nenhum comentário

Agradecemos o seu comentário! Em breve ele será publicado.