Ter sucesso na entrevista de emprego - Parte 3: Chegando ao local da entrevista
Aprendemos até aqui tudo o que precisamos saber antes da entrevista de emprego. Como atender o telefonema, como se preparar e agora chegou o grande dia. É hora de ir até o local. E nesta parte muitos são eliminados. Veja que não é tendo uma boa lábia que vai mudar a má impressão que já deixou antes mesmo da entrevista começar. A entrevista é parte da seleção e não é a mais importante. Ela é apenas uma conversa de negócios que pode significar um fechamento de contrato. Portanto, chegar atrasado em uma entrevista é praticamente demonstrar que não tem responsabilidade e logicamente para a empresa será um prejuízo futuro.
Chegar antes e observar a rotina da empresa pode auxiliar nas respostas da entrevista (Fonte: geograph.org.uk) |
Observe o acesso à empresa: pode ser demorado o acesso da portaria e é necessário antecipar sua entrada . Em empresas de grande porte o setor de Recursos Humanos pode ficar longe e perder tempo no acesso pode significar perder a entrevista.
Chegando ao Recursos Humanos
E agora começa o jogo. A recepção muitas vezes é a porta do seu emprego. Chegue com simpatia (verá um segredo sobre isto na próxima parte) e preste atenção aos detalhes. Aqui cabe uma lista de regras que podem fazer perder o emprego:
- A recepção pode estar longe mas após o término da seleção a opinião do(a) recepcionista sobre os candidatos pode ser levada em conta. Cuidado com o que diz!
- Comentários com os outros candidatos ou com a(o) recepcionista do tipo: " nossa que difícil achar este local" ou "nossa demorei para chegar aqui" podem marcar negativamente.
- Cuidado ao usar o banheiro da recepção. Mantenha do modo que o encontrou.
- Pertences como guarda - chuvas molhados e pingando por todo o ambiente acredito que não preciso comentar.
- Está demorando para se chamado? Nada de ir lá fora "dar uma pitada" e depois voltar contaminando todo o local com o cheiro de cigarro.
- Balas de menta, desodorantes e outros são providenciais. Discretamente no banheiro faça uso. Nada de borrifar perfume na frente de todo ou abrir papel de bala chamando toda a atenção para si.
- Lanches durante a espera nunca. Se estiver passando muito do horário nada que educadamente perguntar se irá demorar.
- Aproveite enquanto espera para aprender mais sobre a empresa em folhetos e outros que estejam disponíveis.
- Cuidado na maneira de sentar. Parece irrelevante mas já vi candidatos que só faltavam deitar no sofá. A velha mania de abraçar uma almofada ou coloca-la no colo soa infantil.
- Evite levar crianças em entrevistas de emprego. E caso seja impossível nada de deixar o(a) recepcionista de babá durante a entrevista.
- Não é proibido conversar com os outros candidatos que esperam. É educado e ajuda a ficar ciente do nível da concorrência.
- Algumas entrevistas demoram tanto que o candidato pode ser convidado para uma refeição em comum no refeitório da empresa. Dependendo da sua preparação pode significar ganhar a vaga ou perder a chance de vez.
- Quando for chamado nada de levantar parecendo que sentou em uma tachinha (dando um pulo), seja natural e simples. Empolgação demais chama a atenção de forma negativa nestes casos.
- Em várias entrevistas é solicitado antes preencher uma ficha. Não "bufe" ou faça cara de incomodado. Faça com prestatividade.
Ter que preencher uma ficha é irritante para muitos mas o faça sem parecer que é - (Fonte: Flick - livre para uso) |
No próximo capítulo entraremos na sala do entrevistador. Se observou todos os capítulos anteriores e aplicado o aprendizado nas suas seleções de emprego verá um resultado melhor. Estas dicas são originais e baseadas em vivência. Até a próxima parte dentro da sala de entrevista....
Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.
0 Comentários