Recrutador solta o verbo e conta como chegam os currículos.

   
  
   Procurando recentemente pela internet encontrei por acaso um anúncio de emprego que me chamou à atenção. A vaga era para secretária. Pelo que consta era a segunda vez que a empresa estava anunciando a mesma vaga em poucos dias em um famoso site de classificados. Até este ponto tudo dentro do esperado. Achei a vaga extensa e ao ler encontrei um desabafo interessante. A empresa procurando uma secretária, a profissional que deve dominar a arte de escrever documentos comerciais com destreza recebe  currículos do pior nível. Veja a foto com o print do anúncio:


Alguns dados foram excluídos para preservar a empresa recrutadora.
   Infelizmente tudo o que foi apontado pela recrutadora é rotina nos departamentos de recursos humanos e nas agências de emprego.  Apesar de algumas parecem absurdas e fantasiosas são reais. Vamos enumerar cada uma delas para ficar mais fácil.
  1. O primeiro ponto apontado pela recrutadora é o currículo mal formatado. E como estou aqui para ajudar posso dizer que 70% dos currículos para uma vaga apresentam este problema. 
  2. Enviar mensagens apelativas como "tenho filho" ou "estou passando fome" não ajuda no processo seletivo. Digo por experiência própria pois já procurei emprego da forma errada e passei por isto.
  3. Enviar e-mail com a saudação informal (oi, olá) nestes casos não sou radical pois entendo que existem pessoas com dificuldades nesse sentido porém, esta é uma vaga para secretária! Em vagas administrativas é preciso mostrar que sabe enviar um e-mail formal.
  4. Enviar fotos com biquinhos ou poses é frequente e recebo várias todos os dias. A pessoa não se dá o trabalho de pedir para alguém bater uma foto mais séria para enviar no currículo. Isto quando não recebo três fotos da pessoa em uma só vez, quase um book! É mais prudente uma foto de rosto pequena inserida no próprio currículo.
  5. Erros de português e currículo colorido - Novamente vai o aviso: é uma vaga para secretária. Currículo não precisa ser belo deve ser eficiente. Não é uma cartinha de amor ou mensagem para um amigo para se enfeitar com emoticons
  6. Informações desnecessárias à vaga ou seja, está procurando emprego na área administrativa? Exclua todos os cursos de culinária. Se deseja tentar na duas áreas tenha um currículo para cada uma. 
    Este artigo serviu para mostrar que muitas vezes ouvimos pessoas reclamar que enviam o currículo e não são chamadas mesmo tendo experiência e acabamos concordando que a mesma é injustiçada e que os recrutadores são todos "maus".  Esquecemos, porém, que não é possível saber como a pessoa está enviando seu currículo. Pode ser um caso como estes acima.

Abraços!
Fabíola Becker


Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários