Os 10 maiores erros dos recrutadores na seleção de candidatos.

 
Já foi em uma entrevista que não era o que anunciavam? Ficou esperando por um processo seletivo e não obteve resposta? Esses e outros erros infelizmente são comuns em alguns processos seletivos e são o motivo de muita reclamação dos candidatos. Selecionamos as principais questões apontadas pelos candidatos e a deixamos para que ambos (recrutadores e candidatos) reflitam os pontos apontados para focar em melhorias.     É interessante lembrar que "hoje você é recrutado, amanhã poderá estar recrutando" ou seja, a linha que separa as duas posições é pequena e é preciso ter coerência de que estamos lidando com pessoas. Alguns dos pontos apontados foram acrecidos de relatos reais de membros da nossa equipe:
  1. Não dar feedback aos candidatos, informar se o currículo chegou, se a vaga já foi preenchida ou o resultado da entrevista de emprego. 
  2. Ler o currículo completo do candidato somente na hora da entrevista e somente após perceber que ele não é apto para a vaga. Ou divulgar uma vaga sem informar todos os requisitos e somente na hora da entrevista revela-los. 
  3. Marcar a entrevista horários inadequados ou em locais inadequados. Alguns recrutadores ligam às 09:00 da manhã para o candidato estar na entrevista às 11:00, ou marcam seleção em feriados.
  4. Fazer perguntas pessoais e íntimas sobre filhos, marido, e outros. Ou pior, insinuações visando outros objetivos que não sejam profissionais. 
  5. Chamar para a entrevista falando de uma vaga na sua área somente como isca e ao chegar tentar empurrar outra em uma área totalmente diferente e com remuneração mais baixa.
  6. Fazer a entrevista correndo, ou entrevistar várias pessoas simultaneamente para ganhar tempo. 
  7. Falar que o candidato foi aprovado para a próxima fase ou que irá começar a trabalhar em tal mês e sumir sem dar nenhuma satisfação. 
  8. Chegar atrasado no horário combinado da entrevista  e não dar satisfação. Ou remarcar a entrevista várias vezes. 
  9. Atender telefone, ler e-mails  ou sair da sala para pegar um cafezinho enquanto entrevista o candidato. Já presenciei um recrutador que entrevistava um candidato enquanto comia "biscoito água e sal" (Tem coisa mais nojenta?).
  10. Demonstrar preconceito na entrevista sobre a religião do candidato, cor, orientação sexual e outro. Fazer piadas de mal gosto relacionado ao tema. Existe ainda o preconceito sobre os antigos locais de trabalho do candidato.

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários