Banco de Currículos x E-mail.

As empresas que os produzem ou defendem esta forma de seleção apontam algumas das suas principais vantagens:
- Redução de custos;
- Economia de tempo em relação a processos tradicionais;
- Possibilidade de encontrar rapidamente em meio ao banco da dados um candidato compatível com a vaga sem antes mesmo precisar divulgá-la;
- Possibilidade de administrar uma grande quantidade de currículos ao mesmo tempo;
- Possibilidade de aplicar testes online para melhor seleção dos candidatos;
Estes bancos de currículos existem à mais de 10 anos no mercado e de certa forma seu modelo de concepção é eficiente, porém como tudo é imprevisível quando falamos de tecnologia o método encontrou problemas que existem até hoje:
- A maioria dos bancos de currículos está desatualizado. Os candidatos cadastram uma vez seu currículo e o esquecem. É comum as empresas perderem tempo ligando para candidatos já indisponíveis no mercado;
- Alguns cadastros são incompletos e confusos. O profissional de RH tem de solicitar um currículo atualizado para os candidatos;
- Tem um custo para manutenção do sistema;
- Alguns bancos de currículos de sites são pagos. O candidato se cadastra e somente no final é informado que tem de pagar e acaba desistindo do mesmo. Isto leva a descrença deste tipo de processo seletivo;
- Algumas empresas agem de má fé e vendem os dados de candidatos para "Mailing" que é o e-mail em massa para promover um produto, marca ou até para candidatos políticos usarem os dados.
- As vagas continuam sendo divulgadas diariamente mesmo em empresas com um banco de currículo enormes. Isto demonstra que os próprios profissionais que usam o sistema não confiam no mesmo. Tecnicamente um currículo a mais de três meses cadastrado já corre o risco de estar desatualizado.
- Uma das grandes falhas do sistema: não permitir a exclusão do currículo pelo candidato. Seria mais simples o candidato ao conseguir emprego acessar o banco de dados onde possui cadastro e excluir o mesmo porém, na grande maioria dos casos isto é impossível. Só tem a opção de atualizar o cadastro.
- Existem banco de currículos de alguns sites que parecem um cemitério. Já encontrei currículos de amigos que já faleceram e estão ativos. Os cadastros não expiram. É triste ligar para um candidato que viu o currículo e uma pessoa do outro lado da linha começar a chorar e informar que o mesmo faleceu;
- Testes online não são eficientes. Nunca sabemos quem realmente o realizou;
- Pesquisas feitas entre os candidatos mostra que poucos lembram onde cadastraram seus currículos ou a senha e login dos mesmos. E os que lembram ou tem anotado não tem interesse em atualizar após contratados;
Qual o motivo desta falta de eficiência dos sistemas? Seria o e-mail a solução? Ou teria outras formas? O uso do e-mail se popularizou e praticamente é um meio de comunicação universal. Dentro do processo de seleção de candidatos suas principais desvantagens:
- Alguns candidatos não sabem enviar e-mail corretamente;
- Uma vaga recebe muitos currículo incompatíveis de candidatos "para-quedistas" que não tem nada a ver com a vaga afinal, não custa nada enviar um currículo. Isto acaba tumultuando o processo e prejudicando os candidatos que realmente estão no perfil procurado;
- Alguns profissionais de Recursos Humanos apresentam dificuldade em organizar o seu e-mail e acabam ficando com a produtividade baixa;
- Risco do candidato enviar um vírus junto com o arquivo em anexo;
- O e-mail somente substitui a pilha de currículos de papel por uma caixa de entrada de e-mail lotada de mensagens;
- O empregador além de currículos recebe mensagens de apelo emocional de candidatos que querem ganhar a vaga não por competência mas por caridade. É comum mensagens do tipo "tenho filhos", "estou passando necessidade", etc.
O e-mail hoje é amplamente divulgado, sendo de fácil acesso até para a população de baixa renda. Suas principais vantagens no processo de seleção são:
- Receber currículos atualizados;
- Possibilidade de filtrar as mensagens sem precisar abrir todas as mensagens;
- Organizar por pastas automaticamente os e-mails recebidos;
- Interagir com os candidatos via outras plataformas como o Skype, que permite realizar uma pré-entrevista a distância ou pelo whatsapp;
- Abrir os anexos em ambientes protegidos online sem precisar baixar os mesmos;
- Criar um e-mail específico para determinada vaga;
- Eliminar candidatos no mesmo nível por critérios básicos como a forma que enviam o currículo, atenção aos detalhes, formatação do currículo, etc;
- O e-mail é didático e atinge até pessoas com pouca instrução escolar. É mais abrangente que um sistema de cadastros para vagas de nível escolar mais baixo;
- Possibilidade de seleção pelas redes sociais. Ver o candidato como ele realmente é ajuda a decidir na hora da seleção.
Acima pontuamos as principais vantagens e desvantagens de um ou outro método. Nenhum é 100% eficiente. Temos ainda que levar em conta que a tecnologia evolui e o perfil dos usuários vai mudando com o tempo. Recentemente até o currículo em papel que praticamente havia sumido está sendo usado em alguns processos pelas empresas, principalmente para checar a escrita dos candidatos, argumentação, etc.
Algumas empresas combinam os dois métodos e conseguem bons resultados. O ideal é também preparar os profissionais com treinamentos internos sobre o uso do sistema e principalmente do e-mail. No próximo artigo iremos tratar de como utilizar a ferramenta de e-mail com eficiência para receber currículos.
Colaborou: Bil Kosnovisk
- Equipe Mirojobs -
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