Banco de Currículos x E-mail.

  Há tempos remotos enviar o currículo para uma vaga significava gastar horas preenchendo formulários ou preparando seu currículo em casa, todo escrito à mão. Com o aumento dos usuários de internet e a popularização da mesma surgiram além dos currículos digitados e impressos os bancos de currículos. Normalmente são sistemas(pagos) redirecionados de sites de agências ou sites com banco de currículos próprios.
   As empresas que os produzem ou defendem esta forma de seleção apontam algumas das suas principais vantagens:

  • Redução de custos;
  • Economia de tempo em relação a processos tradicionais;
  • Possibilidade de encontrar rapidamente em meio ao banco da dados um candidato compatível com a vaga sem antes mesmo precisar divulgá-la;
  • Possibilidade de administrar uma grande quantidade de currículos ao mesmo tempo;
  • Possibilidade de aplicar testes online para melhor seleção dos candidatos;
   Estes bancos de currículos existem à mais de 10 anos no mercado e de certa forma seu modelo de concepção é eficiente, porém como tudo é imprevisível quando falamos de tecnologia o método encontrou problemas que existem até hoje:
  • A maioria dos bancos de currículos está desatualizado. Os candidatos cadastram uma vez seu currículo e o esquecem. É comum as empresas perderem tempo ligando para candidatos já indisponíveis no mercado;
  • Alguns cadastros são incompletos e confusos. O profissional de RH tem de solicitar um currículo atualizado para os candidatos;
  • Tem um custo para manutenção do sistema;
  • Alguns bancos de currículos de sites são pagos. O candidato se cadastra e somente no final é informado que tem de pagar e acaba desistindo do mesmo. Isto leva a descrença deste tipo de processo seletivo;
  • Algumas empresas agem de má fé e vendem os dados de candidatos para "Mailing" que é o e-mail em massa para promover um produto, marca ou até para candidatos políticos usarem os dados. 
  • As vagas continuam sendo divulgadas diariamente mesmo em empresas com um banco de currículo enormes. Isto demonstra que os próprios profissionais que usam o sistema não confiam no mesmo. Tecnicamente um currículo a mais de três meses cadastrado já corre o risco de estar desatualizado.
  • Uma das grandes falhas do sistema: não permitir a exclusão do currículo pelo candidato. Seria mais simples o candidato ao conseguir emprego acessar o banco de dados onde possui cadastro e excluir o mesmo porém, na grande maioria dos casos isto é impossível. Só tem a opção de atualizar o cadastro. 
  • Existem banco de currículos de alguns sites que parecem um cemitério. Já encontrei currículos de amigos que já faleceram e estão ativos. Os cadastros não expiram. É triste ligar para um candidato que viu o currículo e uma pessoa do outro lado da linha começar a chorar e informar que o mesmo faleceu;
  • Testes online não são eficientes. Nunca sabemos quem realmente o realizou;
  • Pesquisas feitas entre os candidatos mostra que poucos lembram onde cadastraram seus currículos ou a senha e login dos mesmos. E os que lembram ou  tem anotado não tem interesse em atualizar após contratados;

   Qual o motivo desta falta de eficiência dos sistemas? Seria o e-mail a solução? Ou teria outras formas? O uso do e-mail se popularizou e praticamente é um meio de comunicação universal. Dentro do processo de seleção de candidatos suas principais desvantagens:
  • Alguns candidatos não sabem enviar e-mail  corretamente;
  • Uma vaga recebe muitos currículo incompatíveis de candidatos "para-quedistas" que não tem nada a ver com a vaga afinal, não custa nada enviar um currículo. Isto acaba tumultuando o processo e prejudicando os candidatos que realmente estão no perfil procurado;
  • Alguns profissionais de Recursos Humanos apresentam dificuldade em organizar o seu e-mail e acabam ficando com a produtividade baixa;
  • Risco do candidato enviar um vírus junto com o arquivo em anexo;
  • O e-mail somente substitui a pilha de currículos de papel por uma caixa de entrada de e-mail lotada de mensagens;
  • O empregador além de currículos recebe mensagens de apelo emocional de candidatos que querem ganhar a vaga não por competência mas por caridade. É comum mensagens do tipo "tenho filhos", "estou passando necessidade", etc.

   O e-mail hoje é amplamente divulgado, sendo de fácil acesso até para a população de baixa renda. Suas principais vantagens no processo de seleção são:
  • Receber currículos atualizados;
  • Possibilidade de filtrar as mensagens sem precisar abrir todas as mensagens;
  • Organizar por pastas automaticamente os e-mails recebidos;
  • Interagir com os candidatos via outras plataformas como o Skype, que permite realizar uma pré-entrevista a distância ou pelo whatsapp;
  • Abrir os anexos em ambientes protegidos online sem precisar baixar os mesmos;
  • Criar um e-mail específico para determinada vaga;
  • Eliminar candidatos no mesmo nível por critérios básicos como a forma que enviam o currículo, atenção aos detalhes, formatação do currículo, etc;
  • O e-mail é didático e atinge até pessoas com pouca instrução escolar. É mais abrangente que um sistema de cadastros para vagas de nível escolar mais baixo;
  • Possibilidade de seleção pelas redes sociais. Ver o candidato como ele realmente é ajuda a decidir na hora da seleção.
   Acima pontuamos as principais vantagens e desvantagens de um ou outro método. Nenhum é 100% eficiente. Temos ainda que levar em conta que a tecnologia evolui e o perfil dos usuários vai mudando com o tempo. Recentemente até o currículo em papel que praticamente havia sumido está sendo usado em alguns processos pelas empresas, principalmente para checar a escrita dos candidatos, argumentação, etc.
   Algumas empresas combinam os dois métodos e conseguem bons resultados. O ideal é também preparar os profissionais com treinamentos internos sobre o uso do sistema e principalmente do e-mail. No próximo artigo iremos tratar de como utilizar a ferramenta de e-mail com eficiência para receber currículos

Colaborou: Bil Kosnovisk
- Equipe Mirojobs - 



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