Dúvidas respondidas de Etiqueta no ambiente de trabalho.

As regras de convivência entre colegas da empresa podem significar sua permanência ou evitar situações nada agradáveis.

Normalmente o desafio de manter-se no emprego é mais difícil do que arrumar um. Essa é realidade. A grande causa desta pouca estabilidade de alguns no currículo pode estar ligada não somente a fatores de competências ou atividades profissionais mas, pode estar no comportamento perante situações um tanto constrangedoras ou que exigem um certo cuidado. Um colega que poucos suportam a presença ou que é o rei das gafes dificilmente encontrará apoio interno e pode ser visto como dispensável no primeiro corte de funcionários. Abaixo responderemos algumas perguntas que são mais frequentes e como se comportar diante destas situações.

Créditos: http://sentirbem.uol.com.br/

  • Um amigo ou parente lhe pede um emprego na empresa onde você trabalha e você não o considera apto para aquela função. Como agir?
É uma situação embaraçosa, principalmente por você conhecer a empresa internamente. Diga que seu posto não é tão influente para poder indicar alguém. Evite tocar em questões de qualificação para não ofender. Se ainda assim a pessoa insistir entregue o currículo para um colega seu deixar no RH mas, sem envolver seu nome.
  • Tenho que convidar todos da empresa para o meu casamento?
Chame somente os mais próximos. Não existe obrigação de chamar um ou outro colega que não tenha afinidade. Evite também convidar o seu superior caso não tenha afinidade suficiente.
  • Como agir quando um colega está chorando no meio do expediente.
Caso isto seja comum na rotina da empresa faça apenas um sinal de solidariedade como um tapinha nas costas, por exemplo. Agora se for algo incomum aproxime-se e pergunte se pode ajudar. Podem haver vários motivos que são desde uma "bronca do chefe" até brigas familiares ou percas. Se a pessoa for somente conhecida e já estiverem amigos a consolando fique na sua para não aumentar o constrangimento dela.

Créditos: opiniaorh.com
  • Como escolher o toque do celular no trabalho.
Evite qualquer um com som alto ou com músicas agitadas. Toques infantis, buzinas e outros também devem ser evitados. O ideal é o toque mais próximo de um telefone comum. E baixo. Se possível mantenha no silencioso, principalmente em reuniões.
  • Vi um colega de trabalho em uma situação constrangedora em um local. Como agir?
Disfarce e saia do local rapidamente. E esqueça o que viu. Caso o colega tenha lhe percebido e venha comentar algo no outro dia desconverse. Existem situações particulares que é melhor não se envolver.

Créditos: http://www.vejaja.net/
  • Devo tomar bebidas alcoólicas em festas do trabalho?
Melhor tomas no máximo duas doses. Existem pessoas que não se controlam e viram alvos de comentários maldosos dos colegas durante muito tempo após a festa. A fama de "bom de copo" pode lhe acompanhar durante anos no trabalho.
  • O que falar para um colega que acabou de ser demitido?
A mesma coisa que se diz para alguém que acabou de levar um fora. Que essa pessoa logo vai arrumar algo melhor, que nos últimos tempos ela vinha falando em novas experiências ou em trocar de área... Se for um amigo próximo ligue de vez em quando. A amizade não termina com o trabalho.
  • Recebi um convite para um chá de panela ou outra festa pessoal mas não quero ir. Como agir?
Não vá. Compre um presente e entregue para a pessoa. Diga que tem compromisso marcado para a data e o horário. Pequenas mentiras são aceitáveis. É melhor do que ir no evento e ficar de cara fechada ou não se sentir bem.

Créditos: http://revistaimoveis.zap.com.br/
  • Fica legal decorar a mesa de trabalho com fotos da família, bichinhos, plantas, adesvios, etc.. ?
Existem empresas que não se importam. Agora se usa sua mesa para atender clientes tome cuidado.  Mesa de trabalho é para trabalhar e deve sempre estar em ordem. Recomendo no máximo uma foto de alguém importante para você no canto da mesa. 
  • Como agir com as "encomendas dos colegas" quando sabem que vou viajar?
Diga apenas: " Se der, eu trago." Na volta use a desculpa que não encontrou o produto pedido ou que não teve tempo de procurar ou até que perdeu a lista de pedidos. É muito comum este tipo de pedidos por parte dos colegas e é bom não ceder. Lembre-se sempre: Se trazer uma vez terá sempre encomendas de colegas quando viajar e cada vez maiores.

(Adaptado: Revista Seleções Reader's Digest, 2007 - pg. 58 -9)

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários