A Arte do Século XX

A trajetória da Arte no Século XX apresentou múltiplas tendências.

A trajetória da arte no século XX apresentou múltiplas tendências. O artista buscou novas formas de fazer arte sempre rompendo com aquilo que ele achava superado. Ele não está mais preso ao cinzel (para esculpir) ou ao pincel, novas técnicas e novos materiais apareceram possibilitando o máximo em criatividade.

Por isso várias tendências, estilos e técnicas conviveram a um mesmo tempo e por vezes, no mesmo lugar.

Cubismo

No início do século XX, em Paris, Pablo Picasso (1881 - 1973) e Georges Braque (1883 - 1963) criaram um novo estilo que mudava a ideia de arte como imitação.

Procuraram novas maneiras de retratar o que viam e, influenciados por Cézanne, passaram a valorizar as formas geométricas, reproduzindo os objetos e figuras, como se eles estivessem partido.


guernica quadro de pícasso
Guernica - Pabrlo Picasso


Fauvismo

Ao mesmo tempo que o Cubismo progredia, pintores liderados por Henri Matisse (1869 - 1954) passaram a usar a cor como o elemento mais importante da obra, buscavam assim a simplificação da forma e o uso de cores puras. 

Foram chamados de "feras" (fauvre em francês) dando origem ao termo fauvismo.


Nature morte au magnolia  - Henri Matisse


Abstracionismo

É a pintura que abandona a forma e adota apenas a cor criando manchas indefinidas mas com uma beleza cromática incomparável. A palavra abstrato pode ser aplicada em qualquer obra de arte que não faça a representação de objetos e figuras.

O pintor Wassily Kandinsky (1866 - 1944) é considerado o iniciador do Abstracionismo.

Piet  Mondrian (1872- 1944) criou o Abstracionismo geométrico, uma forma de arte que usa elementos geométricos e cores chapadas. No Brasil, Manabu Mabe (1924 - 1997) é um dos melhores.

Carregadores
Carregadores - Manabu Mabe

Surrealismo

Surgiu em Paris em 1924 e tinha como base a psicanálise.

O surrealismo não segue padrões estéticos e não se prende a lógica e a razão. Suas figuras e objetos são distorcidos e colocados planos sem sentido. Salvador Dalí (1904 - 1989) foi um dos principais surrealistas.

Quadro a persistência da memória de Salvador Dalí
A Persistência da Memória - Salvador Dalí



Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários