Gráfico: o que é ? Para que serve um gráfico? Aprenda aqui.
Um gráfico é um desenho que nos informa dados de grandezas ou o relacionamento entre duas grandezas.
Ele serve para facilitar a demonstração de uma informação. Tanto na Medicina, na Engenharia, na Indústria, na Economia, na Geografia e, principalmente, nos estudos científicos, sendo um instrumento importantíssimo.
Como ler e interpretar gráficos
Em Economia e em Estatística, além dos gráficos cartesianos, são muito usados os gráficos de segmentos de reta, de barras e de setores circulares, entre outros.
Estes gráficos permitem uma comunicação mas imediata de dados. Os gráficos podem facilitar muito a leitura e entendimento de uma informação, desde que o leitor saiba com usá-los.
Gráfico de Segmentos
Este é o tipo de gráfico usado, por exemplo, no mercado de ações, na Bolsa de Valores e para demonstrar variação de valores. Abaixo temos um exemplo de gráfico de segmentos. Ele mostra a queda significativa da dívida pública brasileira na última década e o seu recente crescimento atual.
Créditos: mercadopopular.org |
Diagrama de Colunas
Apresenta os dados divididos por colunas, como no diagrama abaixo, que mostra o crescimento do número de assinantes de TV por assinatura no Brasil. Analisando o gráfico podemos perceber que nos últimos dados apurados houve um equilíbrio no crescimento.
Gráfico de Setores
Estes gráficos, mais conhecidos como "pizza" devido à sua forma arredondada, são mais usados para representar números em relação a uma porcentagem. A área total do círculo representa 100%. As "fatias" são porcentagens menores, divididas proporcionalmente pelas partes da amostragem. Acompanhe, no exemplo abaixo os casos de Aids no Brasil entre 1980 e 2008:
Imagem 1 : Wikimédia
Imagen 2: Site Mercado Popular - www.mercadopopular.org
Elaboração: L. Gasparin
Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.
0 Comentários