Gráfico: o que é ? Para que serve um gráfico? Aprenda aqui.

Um gráfico é um desenho que nos informa dados de grandezas ou o relacionamento entre duas grandezas.
Ele serve para facilitar a demonstração de  uma informação. Tanto na Medicina, na Engenharia, na Indústria, na Economia, na Geografia e, principalmente, nos estudos científicos, sendo um instrumento importantíssimo.

Imagem de um eletrocardiograma
Acima, você tem um gráfico, usado em Medicina, que mostra o resultado de um exame chamado eletrocardiograma. Pela análise do gráfico, o médico pode descobrir se há algum problema com o coração do paciente (Fonte: Pixabay)

Como ler e interpretar gráficos

Em Economia e em Estatística, além dos gráficos cartesianos, são muito usados os gráficos de segmentos de reta, de barras e de setores circulares, entre outros.

Estes gráficos permitem uma comunicação mas imediata de dados. Os gráficos podem facilitar muito a leitura e entendimento de uma informação, desde que o leitor saiba com usá-los.

Gráfico de Segmentos

Este é o tipo de gráfico usado, por exemplo, no mercado de ações, na Bolsa de Valores e para demonstrar variação de valores. Abaixo temos um exemplo de gráfico de segmentos. Ele mostra a queda significativa da dívida pública brasileira na última década e o seu recente crescimento atual.

Exemplo de gráfico de segmentos
Créditos: mercadopopular.org

Diagrama de Colunas

Apresenta os dados divididos por colunas, como no diagrama abaixo, que mostra o crescimento do número de assinantes de TV por assinatura no Brasil. Analisando o gráfico podemos perceber que nos últimos dados apurados houve um equilíbrio no crescimento.

Exemplo de gráfico de barras
Fonte: SindInstal

Gráfico de Setores

Estes gráficos, mais conhecidos como "pizza" devido à sua forma arredondada, são mais usados para representar números em relação a uma porcentagem. A área total do círculo representa 100%. As "fatias" são porcentagens menores, divididas proporcionalmente pelas partes da amostragem. Acompanhe, no exemplo abaixo os casos de Aids no Brasil entre 1980 e 2008:




Imagem 1 : Wikimédia 
Imagen 2: Site Mercado Popular - www.mercadopopular.org
Elaboração: L. Gasparin

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários