Como são abastecidos os carros elétricos?

Como é feito a recarga de um carro elétrico

Nos carros elétricos, a recarga é igual a qualquer outro aparelho que use bateria. Para abastecer, basta ligar na tomada. O problema, é que devido a alta potência utilizada e pela quantidade de baterias, esse processo era muito lento nos primórdios deste tipo de veículo, levando de 8 a 12 horas para se concluir o abastecimento.



Maneiras de abastecer/ carregar um carro elétrico

Tomadas Elétricas

A primeira forma é usando uma tomada. Existem várias formas de se fazer isto: de uma tomada  doméstica, até um posto de recarga que já é comum em países da Europa. A tecnologia de recarga evoluiu muito, permitindo abastecer um carro elétrico em em até duas hora. A tendência é que a tecnologia evolua cada vez mais, para otimizar este tempo.
Já existem inclusive protótipos, de postos de recargas para condomínios. Cada morador possuir um cartão próprio para liberar a tomada para recarga.

Energia Solar

Através da luz solar: Na realidade, as placas solares servem para dar uma autonomia maior ao veículo, em até 25%. Duas placas fotovoltaicas de 100 watts cada serão colocadas no teto do carro. Essas placas transformarão a luz do sol em energia elétrica, que abastecerá as baterias do carro movido a sol (Fonte: Hitech Electric - Pinhais, Brasil.). 

Troca das Baterias

Trocando as baterias, por outras sem carga. Você deixa um conjunto de baterias carregando e troca assim que acabar a carga. Em alguns países existem locais para troca próprios, onde o cliente paga uma mensalidade para realizar a troca ilimitada. O problema é que em alguns carros elétricos remover a bateria não é tão fácil assim.

Outras formas de abastecer um carro elétrico em desenvolvimento

Indução eletromagnética - uma recarga sem fios, gerar energia através do movimento do próprio veículo (parcialmente utilizada em veículos híbridos), e com certeza outras novas formas surgirão em breve, devido a crescente produção e popularidade do carro elétrico.

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários