As 7 Desvantagens em ser funcionário público

O sonho de muitos é passar em um concurso e entrar na carreira pública. Salários atrativos, estabilidade... e as desvantagens? Sim, por incrível que pareça existem algumas desvantagens em ser funcionário público. Embora não sejam  alarmantes, a ponto de fazer alguém desistir de entrar nesta carreira, são desconfortáveis nos primeiros anos para alguns profissionais, principalmente os oriundos da iniciativa privada.


Muitos dos equipamentos utilizados em repartições públicas já estão ultrapassados ou sofrem com a falta de uma correta manutenção. (Imagem ilustrativa - wikimédia comons)

Vejamos algumas das 7 desvantagens em ser funcionário público:

1 . Sucateamento do mobiliário e equipamentos

Certamente em uma empresa privada você terá sempre uma boa mesa, um bom computador  e acreditem, até um bom aparelho telefônico (às vezes). Em órgãos públicos já não é assim. A burocracia para adquirir equipamentos e principalmente a verba baixa, podem fazer você ter que se virar com um computador com mais de 10 anos de uso e alguns móveis que parecem saídos de antiquários.

2. Salário bom mas sem aumento

Se você já trabalhou em uma "empresa comum", sabe que o aumento anual é sagrado e as promoções ocorrem conforme a vontade do patrão e, até você consegue um aumento (às vezes) indo chorar um pouquinho na sala do chefe. 
Já na carreira de funcionário público você pode se deparar com situações nada agradáveis, como atraso de progressões, congelamento de salários e outros. Vejam por exemplo o estado do Paraná, onde os servidores públicos estaduais estão há três anos sem aumento.

3. Ser mal visto pela sociedade

Existe uma fama (errada) de que todo funcionário público é preguiçoso. Logo, quando falar que é funcionário público alguns vão te olhar torto. Este paradigma poderá ser sentido também, caso deseje abandonar a carreira de funcionário público e voltar para a iniciativa privada. Algumas empresas podem lhe fechar as portas, achando que por ter sido funcionário público, você não terá a mesma garra e determinação que outros candidatos.

4. Ter de bancar seu plano de saúde

Várias empresas privadas hoje, fornecem como benefício um plano de saúde para seus funcionários, muitos sem desconto. Já como funcionário público, você terá a desvantagem de muitas vezes não contar com isto ou ter de arcar uma contrapartida alta. E dependendo do departamento que estará atuando, poderá ficar doente rapidamente. 

5. Ter um chefe que não sabe nada do departamento

Você como funcionário público será subordinado a um chefe que muitas das vezes é escolhido por indicação, conforme muda o governo ou direção da repartição. As indicações são políticas e não por competências. Logo, talvez seu chefe não entenda nada do departamento onde fora designado e,  você mesmo assim vai ter que aguentar. Imagine trocar se chefe a cada quatro anos? Sim, é isso que acontece.  Então se prepare para esta desvantagem de ser ser funcionário público.


Vários servidores públicos só conseguem aumentos ou progressões de carreira após exaustivas paralisações, as chamadas greves. (imagem: comons) 

6. Promoções demoram muito a acontecer

Em uma empresa privada, conforme você se forma em outra área, pode almejar novos cargos dentro da empresa. Trocar de setor e até de profissão. Existem empresas que incentivam os seus colaboradores a estudar para crescerem dentro da empresa. Já como funcionário público, você terá a desvantagem de ter esperar muito para algo assim acontecer. E talvez nem aconteça. 
As progressões dentro da mesma função já levam anos, quanto mais concursos internos para novas posições. Então é provável que você comece e termine na mesma função.

Ps: Alguns servidores conforme progridem na qualificação fazem outros concursos, em outras secretárias ou repartições. É a forma mais rápida de trocar de área no serviço público.

7. Sobrecarga de trabalho e pouca flexibilidade

Em uma empresa privada, seu companheiro de equipe é demitido, se aposenta, etc; e no outro dia já tem alguém novo contratado para a posição. No serviço público não. Se o seu colega se aposentar, provavelmente você terá que trabalhar sozinho e se virar. O processo seletivo para aquela posição é demorado (mesmo simplificado) e pode acontecer de demorar anos. 
Caso o departamento fique sobrecarregado, é usado o famoso "tapa aqui, descobre ali", onde deslocam servidores  alocados em outras funções,  para auxiliar nesta área que ficou desfalcada. 
Com isto, a desvantagem de ser funcionário público fica gritante. Sabe aquela saidinha mais cedo, para ir resolver problemas particulares? Então, em um ambiente de trabalho desfalcado não será possível. Não terá quem cubra as suas saídas antecipadas.

Encerrando: Quero dizer que os pontos apontados acima, não são regra geral e podem não ocorrer no departamento que você vai trabalhar. Ou pode ocorrer um somente, ou na pior das desgraças, estes sete e mais tantos outros que não citei. 


Colaboração:
Luís Korani
Rafaela A. Souza

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários