Correspondências oficiais para concursos públicos
Aprender a definição de cada forma de correspondência oficial é importante para concursos públicos, ou para testes seletivos.
Certamente, este assunto será cobrado em provas para cargos como Técnico ou Assistente Administrativo, Agente Educacional, entre outros.
Certamente, este assunto será cobrado em provas para cargos como Técnico ou Assistente Administrativo, Agente Educacional, entre outros.
Saber o básico de redação comercial, correspondências oficiais é importante para quem pretende prestar concurso público. |
Carta: É um meio informal, linguagem coloquial, manual, escrita em papel comum, direta e de assunto variado e íntimo (sentimentos, segredos, informações, conselhos, etc). No envelope, não sublinhe o endereço do destinatário. Escolha entre o endereço e a caixa postal. Coloque a cidade e a sigla do estado. Não escreve CEP, nem coloque ponto no número do CEP.
Bilhete: É mais curto, manual, direto, assunto único e já foi chamado de "torpedo".
Convite: Pode ser formal ou informal, dependendo do destinatário. Os convites podem ser para um baile, casamento, formatura, aniversário, chá de cozinha, chá de bebê, etc.
Agradecimento: Tem a finalidade de agradecer de uma forma cordial um certo feito.
Felicitações: Tem a finalidade de parabenizar alguém por algum feito.
Condolências: É enviado em casos de falecimento, doenças e infortúnios. É breve e pode-se finalizar com "estima(mos) melhora".
Circular: Dirigi-se a várias pessoas ou repartições ao mesmo tempo. Traz esclarecimentos sobre determinada lei ou regulamento. Não pode complementar nem retirar atos oficiais. Fique atento, a definição do que é uma circular tem grandes chances de cair em concursos públicos.
Comunicado: É enviado por uma empresa ou instituição. Pode informar a constituição, ou fusão de empresa, abertura de escritório em novo endereço, mudança de ramo, fechamento de contrato, reservas em hotel, registro de senhas, conta bancária, etc.
Memorando: Correspondência interna de uma empresa entre setores diferentes (chefes de seção, diretores ou autoridades de um mesmo órgão), tendo os mais variados fins (elogios, pedidos de materiais, etc).
Requerimento: Solicitação de documentos (transferência, dispensa, etc.) para uma autoridade pública a fim de que seu pedido seja deferido, isto é, aprovado em papel ofício.
Atestado: Apresenta informações acerca do portador.
Declaração: Apresenta informações positivas sobre o profissional ou grupo (direitos humanos, direitos do adolescente, etc.)
Ofício: Usado no emprego, na escola, repartições públicas para a troca de informações administrativas.
Edital: Intenção de atingir grande público sobre concursos, recrutamento, etc.
Portaria: É um documento de ato administrativo assinado por autoridade com instruções acerca de aplicações de leis, serviços, punições, etc. É geralmente assinado por um ministro para tomar providências.
Contrato: É assinado por duas pessoas (ou uma pessoa e uma empresa) que devem entrar em comum acordo sobre determinado assunto. Estrutura: Apresentação das partes, texto, demais assuntos, elege-se o fórum, data, assinaturas (ambas as partes), assinaturas de (02) testemunhas.
Procuração: Serve para nomear alguém para ser representado(a). Deve-se dar uma Procuração apenas para pessoas conhecidas e de boa índole.
Ata: Registro escrito no qual se relata o que se passou numa sessão, convenção, congresso, etc. A Ata deve ser manuscrita, sem rasuras (usar "em tempo, onde se lê, leia-se"), sem parágrafos, escrever por extenso datas, números, etc.
Abaixo - assinado: Documento que contém reivindicações, pedidos, manifestação de protesto, solidariedade, etc.
Curriculum Vitae ou Currículo: É um conjunto de informações acadêmico-escolar e socioprofissional. Quando não entregamos diretamente na mão de alguém o currículo, podemos incluir uma carta de apresentação.
Telegrama: Mensagem escrita, geralmente curta, para ser entregue ao destinatário. Atualmente, o telegrama pode ser emitido não somente através de um formulário preenchido no correio mas também através do telefone, ou online.
Recibo: Documento em que há informação sobre um pagamento feito.
Aviso: São informações de caráter particular entre dois signatários (uma pessoa e uma empresa). Os avisos podem ser curtos (enfocando um só assunto) sobre os serviços prestados (mudança, corte, alteração de contrato, etc.). O reaviso informa cortes e medidas, às vezes judiciais.
Parecer: É a análise técnica sobre determinado caso ou processo.
E o e-mail? O e-mail, também chamado correio eletrônico é a evolução da carta. Assim como a mesma, ele pode levar mensagens, avisos, currículos, etc. Normalmente uma pessoa tem um e-mail pessoal, para uso informal, e um e-mail profissional, para uso durante o trabalho.
Condolências: É enviado em casos de falecimento, doenças e infortúnios. É breve e pode-se finalizar com "estima(mos) melhora".
Circular: Dirigi-se a várias pessoas ou repartições ao mesmo tempo. Traz esclarecimentos sobre determinada lei ou regulamento. Não pode complementar nem retirar atos oficiais. Fique atento, a definição do que é uma circular tem grandes chances de cair em concursos públicos.
Comunicado: É enviado por uma empresa ou instituição. Pode informar a constituição, ou fusão de empresa, abertura de escritório em novo endereço, mudança de ramo, fechamento de contrato, reservas em hotel, registro de senhas, conta bancária, etc.
Memorando: Correspondência interna de uma empresa entre setores diferentes (chefes de seção, diretores ou autoridades de um mesmo órgão), tendo os mais variados fins (elogios, pedidos de materiais, etc).
Requerimento: Solicitação de documentos (transferência, dispensa, etc.) para uma autoridade pública a fim de que seu pedido seja deferido, isto é, aprovado em papel ofício.
Atestado: Apresenta informações acerca do portador.
Declaração: Apresenta informações positivas sobre o profissional ou grupo (direitos humanos, direitos do adolescente, etc.)
Ofício: Usado no emprego, na escola, repartições públicas para a troca de informações administrativas.
Edital: Intenção de atingir grande público sobre concursos, recrutamento, etc.
Portaria: É um documento de ato administrativo assinado por autoridade com instruções acerca de aplicações de leis, serviços, punições, etc. É geralmente assinado por um ministro para tomar providências.
Contrato: É assinado por duas pessoas (ou uma pessoa e uma empresa) que devem entrar em comum acordo sobre determinado assunto. Estrutura: Apresentação das partes, texto, demais assuntos, elege-se o fórum, data, assinaturas (ambas as partes), assinaturas de (02) testemunhas.
Procuração: Serve para nomear alguém para ser representado(a). Deve-se dar uma Procuração apenas para pessoas conhecidas e de boa índole.
Ata: Registro escrito no qual se relata o que se passou numa sessão, convenção, congresso, etc. A Ata deve ser manuscrita, sem rasuras (usar "em tempo, onde se lê, leia-se"), sem parágrafos, escrever por extenso datas, números, etc.
Abaixo - assinado: Documento que contém reivindicações, pedidos, manifestação de protesto, solidariedade, etc.
Curriculum Vitae ou Currículo: É um conjunto de informações acadêmico-escolar e socioprofissional. Quando não entregamos diretamente na mão de alguém o currículo, podemos incluir uma carta de apresentação.
Telegrama: Mensagem escrita, geralmente curta, para ser entregue ao destinatário. Atualmente, o telegrama pode ser emitido não somente através de um formulário preenchido no correio mas também através do telefone, ou online.
Recibo: Documento em que há informação sobre um pagamento feito.
Aviso: São informações de caráter particular entre dois signatários (uma pessoa e uma empresa). Os avisos podem ser curtos (enfocando um só assunto) sobre os serviços prestados (mudança, corte, alteração de contrato, etc.). O reaviso informa cortes e medidas, às vezes judiciais.
Parecer: É a análise técnica sobre determinado caso ou processo.
E o e-mail? O e-mail, também chamado correio eletrônico é a evolução da carta. Assim como a mesma, ele pode levar mensagens, avisos, currículos, etc. Normalmente uma pessoa tem um e-mail pessoal, para uso informal, e um e-mail profissional, para uso durante o trabalho.
Colaboração:
Luis Korani
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