O que faz a profissão de Nutricionista - Guia das profissões

O Nutricionista é um profissional de extrema importância nas áreas de saúde e segurança alimentar.
Currículo: Estudo de técnicas de aproveitamento dos alimentos, de modo a garantir uma alimentação correta.
O profissional nutricionista tem seu trabalho voltado à alimentação, com a preocupação de assegurar as necessidades humanas, objetivando a manutenção da saúde e prevenção de carências alimentares. Para isso, ele pesquisa qualidade, conservação e preparação de alimentos.
Alimentação Saudável e Segurança Alimentar.
Uma das "missões" do Nutricionista.

A Carreira

O Nutricionista  faz acompanhamento clínico de pacientes em hospitais, casas de repouso, e até particulares. Receita suplementação a pacientes, avalia seu estado nutricional. Elabora cardápios balanceados  e dietas específicas para pessoas com problemas de saúde.
Em Unidades de Alimentação e Nutrição, conhecidas como UAN, auxilia na preparação de cardápios balanceados, inspeciona e orienta na preparação dos alimentos visando a segurança alimentar. Assume responsabilidades técnicas por cozinhas industriais, de restaurantes, etc - e responde pelas mesmas. Garante a qualidade e condições de higiene dos alimentos.
Coordena e supervisiona todo o setor de alimentação de uma empresa.

Mercado de Trabalho para o Nutricionista

O Nutricionista pode atuar em indústrias alimentícias, tanto na supervisão de produção de grandes refeições, como auxiliar na elaboração de novos produtos e fórmulas.
Em hospitais atua com Nutrição Clínica, preparando dietas para pacientes e aplicando suplementação. 
Em academias de ginástica , spas e clínicas de emagrecimento,  o profissional faz a avaliação nutricional de alunos e pacientes, elabora dietas segundo as necessidades de cada individuo. 
Na atualidade o Nutricionista tem sido muito valorizado.
A obesidade pode ser diagnosticada e tratada com este profissional.

Existem campos de trabalho para o nutricionista ainda em hotéis, cozinhas de restaurante, cozinhas industriais, órgãos públicos e outros. Enfim, todos estes locais garantem um amplo leque de possibilidade para a profissão de  nutricionista.

A Formação

Para se tornar um Nutricionista é necessário uma graduação superior que varia de 4 a 5 anos, dependendo da instituição de ensino. Algumas disciplinas presentes nas grades curriculares: Bioquímica, Fisiologia Humana, Dietética, Doenças Nutricionais, Citologia, Genética, Epidemiologia, etc.
Existe uma profissão ainda de nível médio na área, com menas atribuições, que é o Técnico em Nutrição, com formação de aproximadamente 1 ano e meio.


Elaboração e edição: Equipe Mais Educação
Texto: Cassemiro Luis
Ilustrações: Wikimédia Comons
Edição: Fabíola Ap. Becker

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários