O que é o jogo da Baleia Azul? - alerta sobre o suicídio

Nos últimos dias os noticiários informaram vários casos de tentativa de suicídio de adolescentes, supostamente influenciados por um jogo viral chamado de baleia azul. Jogos virais são aqueles que se espalham pela internet de forma impressionante, com uma rapidez que torna até difícil identificar a fonte original.
O jogo da baleia azul não é um aplicativo. Não é baixado. Ao contrário dos jogos de RPG (que já foram notícia quando usados para o mal) não usa cartas. Ele é uma lista de 50 tarefas que o participante do jogo da baleia azul deve realizar. As atividades são cheias de sadismo como, cortar o braço com uma lâmina escrevendo siglas, se castigar e por fim, tirar sua própria vida. 
"Conhecido como ‘curador’, o controlador do jogo envia diariamente para os participantes, ao longo de 50 dias, sempre às 4h20, uma mensagem com um determinado desafio. A prova de que o desafio foi cumprido deve ser postada nas redes sociais do jogador. Vários desafios envolvem majoritariamente automutilação. A 50ª e última tarefa é uma só: tirar a própria vida.(Sputinik/BR)"
Analisando superficialmente parece absurdo mas, existe uma linguagem de convencimento muito forte, que pode impactar adolescentes em processos de fragilidade psicológica e, induzir a estas tarefas. No Brasil, vários casos de adolescentes que tentaram tirar sua própria vida tem surgido nos últimos dias.

Causas do Suicídio

O suicídio é evitável. Identificar sintomas ou apenas ouvir alguém
que precise desabafar pode ser de grade valia.

Para um professor e até mesmo para os próprios pais é difícil identificar comportamentos suicidas logo a princípio. Vários fatores conduzem para o autoaniquilamento:
  • Problemas econômicos;
  • Problemas sociais, raciais;
  • Problemas religiosos;
  • Amor desprezado;
  • Complexo de inferioridade;
Não de pode afirmar que são somente estes fatores, embora sejam os principais, mas uma combinação de dois deles pode ser fatal. Comprovadamente, existe no suicida o progressivo aniquilamento do ego, perdendo por completo o contato com a realidade. No jogo da baleia azul este aniquilamento do ego é aumentado, transformando o adolescente em um zumbi cumpridor de tarefas absurdas. Em outras palavras, o jogo faz predominar no participante o princípio da destruição.
O suicida deseja desaparecer da vida, do mesmo modo que desapareceu para ele o objeto de desejo e prazer. O sintoma mais visível no propenso ao suicídio é a melancolia. Apresenta um aspecto psíquico fácil de ser diagnosticado. Período de tristeza, de dilema, chamado por Freud trabalho de duelo. É a luta interna do Ser e do Não-Ser.

Problemas, aflições todos teremos um dia. Saber lidar com estes
momentos se faz necessário. 

Quem entra não pode sair do jogo?

Este argumento mentiroso é usado para manter os jogadores do jogo da baleia azul ativos. Na verdade, se baseia em boatos. Dizem que em tal lugar, em tal cidade um jogador foi morto por sair do jogo. Não cita fontes confiáveis. A pressão de outras participantes prometendo represálias para os familiares é uma forma de manter o jovem dentro do jogo da baleia azul.
Este tipo de pessoa por certeza da impunidade. A primeira atitude correta se você sofre , este tipo de pressão, ou se deseja ajudar seu filho ou aluno,  é (ajudar a) bloquear os contatos. O Facebook e outras redes sociais permitem esta ação. Você pode ainda,  fechar totalmente seu perfil para pessoas que não são seus amigos, de forma que só verão sua foto de perfil e nome. Muitos desconhecem as funcionalidades de privacidade das redes sociais.
Outra ação é procurar a Delegacia de Crimes Virtuais da sua cidade, ou se não tiver, uma Delegacia comum. Faça um boletim de ocorrência. 
Os pais e professores devem ficar atentos e dispostos a ajudar os adolescentes neste caso. 
Não tenha medo de criminosos da internet que fazem ameaças reais. Na maioria dos casos, estas pessoas são covardes. Fogem de um conflito real.

Prevenção ao Suicídio

A ideia de tirar a própria vida não é elaborada instantaneamente e somente pelo jogo da baleia azul. Ela é arquitetada e alimentada aos poucos. O impulso momentâneo em cumprir tarefas de mutilação do jogo é consequência do desfecho de uma tragédia íntima. O suicídio é sempre pensado inconfessado, oculto e fica na sombra de uma inconfidência.
Notar no seu filho ou aluno estes sintomas pode ser fácil ou difícil, tudo depende do seu esforço em estar aberto para ouvir. 
O conselho tem hora certa, viver aconselhando um adolescente não resolve. Que tal ouvir o que ele tem a dizer primeiro?

Jogo da baleia azul reacende o alerta sobre a prevenção
ao suicídio.

Por que jovens se interessam pelo jogo da baleia azul? Talvez, seja porque no mundo virtual encontram alguém disposto a ouvir suas aflições, decepções e sonhos. O jogo muitas vezes, é repassado por pessoas estranhas a seu círculo de relacionamento mas, que tem tempo para eles. 
Disse-me uma mâe: "Eu prefiro que meus filhos me mostrem o que acessam e fazem na internet do que, ter que monitorar escondido". Sim, a primeira opção é sempre a melhor. No jogo da baleia azul alguns criminosos virtuais utilizam de dados pessoais para chantagear o adolescente a entrar no jogo. Além de captar jovens em grupos e comunidades ligadas a depressão e suicídio. 

Você pai ou mãe, sabe quais grupos seu filho adolescente participa?

Que tal praticar a terapia do abraço?

E você jovem que anda com pensamentos destrutivos, caso esteja lendo este artigo não se abale. De forma bem direta, quero dizer que em algum momento da vida pensei em fazer algo destrutivo mas, não segui adiante. Procurei pessoas de verdade que me ouvissem, que me escutassem. Se precisa desabafar neste exato momento pode ligar, tem uma pessoa disposto a te ouvir 24 horas por dia. Que tal?
Ligue 141 . Você será ouvido com respeito, anonimato e com  estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita.
Dependendo do horário tem outras formas de atendimento disponível no site www.cvv.org.br


Você pode também conversar com um líder religioso da sua comunidade (padre, rabino, reverendo). Um professor da sua escola, um policial da sua região ou até mesmo seus próprios pais. Tente uma conversa com eles, que tal? Independente de tudo, tenho certeza que estarão dispostos a te ajudar. 

Comente aí embaixo suas dúvidas, opiniões e desabafos sobre o assunto. Você pode comentar anonimamente, sem expor sua identidade.

Editorial e pesquisa:
Luciane Gasparin / Fabíola Becker/ Cassemiro Luis

-----------------------------
Referências :
Desafio da Baleia Azul avança no Brasil e reacende debate sobre suicído. Disponível em: https://br.sputniknews.com/brasil/201704128138433-desafio-baleia-azul-video/ - Acesso em : 13 de abril de 2017.
FREUS, Sigmund - Psicologia das Massas e Análise do Eu - Obras completas - Vol 1: Madrid - 1948 - Editora Nova Madrid.


Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários