Advertência por atraso - Plano de Aula pronto

Preparei algumas aulas para aulas de desenvolvimento profissional para adolescentes utilizando o Método Cidade Júnior.  Como não foi me permitido aplica-las, estarei compartilhando aqui para conhecimento e aprendizagem de todos. Este método é abrangente e envolvedor, não foi possível compartilhar todo os materiais que seriam usados nas aulas pois, são conteúdos para quase quatro aulas de treinamento. Transformei em artigo alguns dos slides para melhor leitura.

O Tempo, amigo ou inimigo?

- Você já acordou atrasado para algum compromisso?
- Prometeu estar em um lugar em determinado horário e se atrasou?
ou ainda;
- Quando você se atrasou para o trabalho, escola, ou outro compromisso o que aconteceu?
- Chegar atrasado à um filme ou espetáculo cultural é legal?
- Quando o médico da unidade de saúde se atrasa para uma consulta o que você pensa da atitude?
- Você já recebeu uma carta de advertência por atraso no trabalho?
O que está imagem significa para você? 


Analisando nossa cultura em relação ao tempo e para cumprir horários podemos concordar ou não concordar com as questões abaixo:
  1. O costume de chegar atrasado é bem aceito na nossa sociedade?
  2. A cultura do atraso está enraizada no brasileiro?
  3. Qual a percepção que tenho quando eu sou o atrasado?
  4. Qual a percepção que tenho quando eu tenho que aguardar alguém atrasado?
  5. O atraso acontece por motivo de força maior ou por falta de planejamento?
  6. Qual o problema que um atraso gera na vida profissional, na sua carreira?

Soluções para os atrasos

  • Programar-se - o tempo que levarei para executar tal atividade;
  • Planejamento - não ter mais atividades do que  podemos cumprir;
  • Atenção aos detalhes - uma programação pode sofrer imprevistos, estar ciente deste fato nos induz a prevenção;
  • Falta de conhecimento - se não sabe uma tarefa pergunte. Não tente executar ou aprender fazendo. Isto toma tempo e conduz a atrasos;
  • Evitar que o atraso contamine o ambiente - não permita que seu atraso prejudique a agenda de todos os envolvidos ou paralise o seu setor;

O Atraso: cultura ou doença?

Em algumas culturas orientais chegar atrasado é uma falta de respeito com o anfitrião. Recomenda-se 10 minutos de antecedência. A cultura de "cinco minutinhos só" não existe em nenhuma sociedade civilizada. Isto é uma invenção de pessoas que vivem atrasadas. Até em nosso país é falta de respeito chegar atrasado. Infelizmente, a falta de pontualidade tem afetado não só os trabalhadores mas, serviços públicos como transporte, saúde, e privados como bancos, comércio, etc.
Repare nas ruas quantas pessoas andam assim? Com pressa,
sem atenção e logicamente, atrasadas.


O cinema nunca começa no horário. Para piorar chegam os atrasados no meio do filme. No almoço de negócios, o anfitrião espera por 30 minutos pelo convidado atrasado. No casamento é considerado normal e "faz parte do ritual" o atraso da noiva. Enfim, assim vamos nos contaminando com os pequenos atrasos do dia a dia de tal forma, que ficamos doentes e ganhando status de "atrasildos".

Atraso no trabalho.

Estudo de caso: Roger trabalha em uma empresa de médio porte que lucra em média 12 milhões por ano, produzindo peças para eletrodomésticos. Sua função na linha de produção é essencial pois, faz os testes dos motores elétricos. Uma vez por semana, Roger se atrasa dez ou quinze minutos. Seus colegas de linha de produção até iniciam o trabalho sem a presença de Roger mas, chegando na cabine de testes, a linha de produção trava e não progride. 
Seu encarregado, Sr. James, resolve dar um carta de advertência por atraso a Roger porém, antes resolve escuta-lo sobre seus motivos para o atraso. 
Durante a conversa, descobre que Roger estuda à noite e, antes de vir ao trabalho pela manhã, é responsável por deixar os filhos na escola. Sr. James está tentado a não dar a carta de advertência a Roger que prometeu melhorar e ser pontual. No entanto, os colegas estão revoltados: dar uma anistia aos atrasos constantes do colega significa não reconhecer os esforços dos colegas pontuais. Fora que, pode significar uma carta branca para que todos façam o mesmo.
E agora? Qual a melhor solução que o Sr. James deve seguir?

Carta de Advertência

A advertência no trabalho pode ser verbal ou escrita. Normalmente após algumas advertências ou populares "chamadas de atenção" o funcionário é convidado a assinar um formulário onde constará:
"Recebe esta advertência pelos constantes atrasos ao início da jornada de trabalho..."
Veja que a advertência por escrito, normalmente cita a palavra "constante". E o que isto significa? Sim, significa que o atraso ocorreu mais de uma vez. Quando chegamos atrasados para um compromisso social ou profissional a primeira atitude é desculpar-se. Ainda que tenha sido um motivo de força maior. E o motivo do atraso? Existem duas maneiras de contar:

  1. Suado e ofegante, com palavras sem sentido e argumentos rápidos.
  2. Posteriormente, recomposto e com tempo para explicar o real motivo com calma (particularmente prefiro esta);
Voltemos ao estudo de caso acima. Qual das opções você acha que Roger usava quando chegava atrasado? 

Receber uma carta de advertência por atraso não é mérito. É uma mancha na carreira profissional. Não é algo para se orgulhar, para ficar se "exibindo" aos colegas de trabalho. Mérito é fazer um bom trabalho e chegar no horário que foi estabelecido e concordado entre ambos. 
Atrasos constantes podem
levar a demissão
Quando o trabalhador recebe três advertências, na quarta recebe uma suspensão. Na quinta falta consecutiva pode receber uma suspensão e na sexta demissão por justa causa. Esta regra não é lei. É adotada por algumas empresas informalmente. 
A empresa pode demitir o empregado por justa causa, em qualquer momento quando na ocorrência de uma  das faltas graves trazidas no artigo 482 da CLT, entre eles atos de desídia. Para a demissão por justa causa por atraso ser considerada um ato de desídia os atrasos devem ser habituais
Então, muito cuidado ao receber uma carta de advertência por atraso, pode significar a intolerância da empresa com o seu comportamento.




Atividades

Algumas atividades que auxiliam na fixação do conteúdo:
- Dinâmicas ( bola entre os pés, labirinto de ratos, eu e o outro...)
- Atividade em grupo: 
Planejando o meu dia: é uma atividade onde é feito o planejamento diário com base em atividades comuns. Após concluída o educador apresenta aos grupos cartas com imprevistos. Cada carta é mostrada virada, sem que o grupo leia o seu conteúdo. Após escolher uma, o grupo toma conhecimento do imprevisto e terá que adaptar seu planejamento. 
Situações problema: nesta aula utilizo dois estudos de caso baseados em experiências reais que vivenciei. Neste artigo utilizei somente um. Você pode apresentar no máximo três estudos de caso, dependendo do tempo da aula.


Educador Cassemiro Luis

Proibida a reprodução de conteúdo sem a autorização de Mais Educação - APJE.













Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários