Como conseguir meu primeiro emprego?

"Como conseguir experiência se para isto é preciso ter experiência" uma dificuldade comum de muitos jovens.

   Como conseguir meu primeiro emprego. O sonho de muitos principalmente os mais jovens. Parece algo impossível! Ao olhar os classificados de vagas de emprego, onde na sua maioria solicitam pessoas com alguma experiência. Nesta onda de desânimo,  e por acreditar que palavras valem mais que atos,  muitos se desesperam, esbravejam, amaldiçoam como se a revolta pessoal demonstrada fosse mudar a realidade.


Os programas de Aprendizes nas empresas são um bom caminho para conseguir experiência profissional.

 
Existe solução para conseguir o primeiro emprego sem experiência? Devemos esperar sentados por uma oportunidade ou ir atrás de construir a nossa oportunidade?

   Não é uma missão fácil principalmente para pessoas sem foco. Falar por aí que está "querendo qualquer coisa" ou "topando qualquer emprego" só demonstra que você busca algo apenas para resolver alguma situação da sua vida temporária. E emprego e carreira são algos sérios. Antes de sair atirando para todos os lados pense no que gosta ou deseja trabalhar. 
Algumas questões importantes podem lhe ajudar a conseguir seu primeiro emprego:
  1. Quanto sei desta profissão que me candidatei? Quanto tenho de qualificação para esta vaga (sem contar a experiência)?
  2. Tenho planos de carreira? Pretendo estudar algo que não seja relacionado à esta área?
  3. Quantas pessoas próximas conheço que trabalham neste tipo de emprego? O que ouço de positivo e negativo delas sobre esta profissão?
  4. Tenho disponibilidade para cumprir esta carga horária? Conseguirei chegar à tempo de cumprir rigorosamente os horários?
  5. Apesar de não ter experiência o que tenho a mais para oferecer para a empresa que possa me destacar? Tenho somente o básico, o mesmo que os outros candidatos ou tenho algum curso ou conhecimento autodidata que possa me destacar nesta profissão? Estas informações são perceptíveis no meu currículo?
   São varias reflexões que você pode acrescentar neste questionário e vão lhe ajudar primeiro a decidir para qual rumo quer apontar. Poucos fazem isto, então veja que a vantagem já está começando. Após esta demorada reflexão, podemos partir para os próximos pontos.

Preste atenção nos anúncios 

   Alguns anúncios de empregos na sua maioria trazem a experiência como um filtro. Este filtro existe para barrar os chamados "aventureiros". São pessoas que não se dão ao trabalho de ler uma só linha da vaga e já saem enviando o currículo. Não atendem o mínimo dos requisitos mas insistem em enviar o currículo e, quando não enviam junto um pedido implorando emprego. Isto não funciona. 
 
O computador ainda é a maior dificuldade de
muitos. Dominar a informática pode lhe abrir
várias portas (Fonte: pexels.com)
Seja maduro e coerente. Veja uma vaga de operador de caixa. Normalmente se pede 6 meses de experiência o que é correto. 

Se não solicitar experiência o que acontece? Vários sem o mínimo da profissão vão se candidatar e insistir: pessoas que não sabem operar um computador, uma calculadora que é o mínimo exigido. Logo se você domina a informática básica, é bom de cálculos ou tem um curso prático de operador de caixa é possível que seja convidado pela empresa para dar continuidade no processo seletivo. Da mesma forma uma vaga de auxiliar de cozinha para alguma pessoa que não sabe nem cozinhar arroz é inviável. Agora se você cozinha em casa, faz várias receitas ou ajuda em algum local esporadicamente na cozinha pode se destacar. 

  Resumindo: não espere que outra pessoa lhe ensine o que deseja aprender, vá atrás de informação e conhecimento. Só assim aumentará suas chances de conseguir o seu primeiro emprego. Os mais antigos são ótimos em ensinar algum ofício.

A prática através do voluntariado.

 
Fonte: pixabay.com
Acompanhando várias pessoas que tentaram a vida no exterior percebo que as dificuldades para um conseguir o  primeiro emprego são idênticas as do Brasil. Porém um fator muito valorizado em alguns países é o voluntariado. Através do voluntariado você além de estar ajudando pessoas poderá adquirir uma prática real em alguma profissão. É excelente para recém - formados ou para pessoas com algum conhecimento. 

Como exemplo somente na cidade de Curitiba e região temos vagas abertas para voluntariado em algumas profissões como:
  • Nutricionista; Psicólogo; Pedagogo; Assistente Social
  • Professor de Dança, Educação Física, Informática, Maquiagem, Teatro, Matemática, etc.
  • Secretária; Arquivista; Auxiliar de Secretaria; Auxiliar Jurídico
  • Designer; Pintor; Auxiliar de Manutenção; Brinquedista; Técnico em Informática; Pedreiro
  • Cozinheiro; Marketing; Fotógrafo; Auxiliar de Cozinha; Professor de alfabetização; Administrativo.
   Existem várias outras oportunidades. Todas requerem apenas o conhecimento na área ou a formação adequada à função. É uma ótima oportunidade. Não existe na lei do voluntariado idade específica normalmente é a partir dos 18 anos mas existem várias instituições que admitem jovens à partir dos 16 anos com a autorização dos pais. Pode vir a ser sua primeira experiência profissional.

Ensinar algo que sabe ou dentro da sua área de formação
pode ser um bom começo para um trabalho voluntário
(Fonte: wikimedia)
   Para ser voluntário não é preciso se dedicar integralmente, cada instituição tem os dias para o voluntariado de acordo com a lei. Lembrando que trabalho voluntário não dá direito a remuneração ou reembolso de custos como alimentação e transporte. É um trabalho gratuito que, além de engrandecer quem o faz, ajuda na experiência profissional e a "encorpar" o currículo. 

É raro encontrar um currículo com algum experiência voluntária,  já que muitos acham um "absurdo trabalhar de graça",  sem pensar nos benefícios. Mesmo tendo uma outra ocupação,  é possível encontrar trabalhos voluntários em um turno diferente ou durante os finais de semana. 

Saiba identificar fraquezas nos concorrentes 

  Saber as dificuldades da maioria dos candidatos de cada profissão pode lhe ajudar a conseguir um primeiro emprego sem precisar implorar. O que são essas dificuldades? 

São vícios ou problemas que são as mais frequentes causas de demissão ou dispensa de funcionários. Cada profissão tem a sua. E existem as universais que são os atrasos, a indisciplina com as regras da empresa, etc. Chegar 15 minutos antes para uma entrevista de emprego já demonstra sua pontualidade. Um candidato mais experiente que chegar atrasado perderá pontos.
Outros exemplos:
  • Uma vaga anunciada em uma rede social onde o contratante específica o e-mail para enviar os currículos. Alguns deixam o telefone, colam o currículo no campo de mensagens ou apenas escrevem "me interesso". Seguir as orientações da publicação já mostra para o contratante o quanto você é atencioso e apesar de não ter experiência enviou o currículo religiosamente conforme o solicitado. 
  • Ligar para uma empresa em horas impróprias, como no horário do almoço. Quem faz isto demonstra não se importar ou desconhecer a rotina de uma empresa. Seja diferente e não o faça. Em restaurantes só ligue após as 14 ou 15 horas.
  • Uma deficiência em vários candidatos é a informática. As fraquezas maiores estão no enviar e-mail de forma corporativa ou utilizar o Excel. Domine estas ferramentas e mesmo não tendo experiência ficará destacado em seu currículo este conhecimento. Pratique em casa. 
  • Fonte: /pixabay.com
  • Para algumas áreas como a gastronomia as boas práticas na manipulação de alimentos são fundamentais. Existem cursos gratuitos sobre isto na internet. Dominar a higiene e a correta manipulação na cozinha é mais importante até do que saber cozinhar.
   Estes são somente alguns exemplos. Em cada profissão que deseja iniciar poderá encontrar as deficiências normalmente pesquisando na internet, conversando com pessoas ou até os próprios anúncios de vagas trazem pistas do que a empresa procura. Repare que muitas vezes o principal requisito é relacionado a comportamentos ou regras básicas. Vários acham irrelevante isto logo, você que deseja arrumar seu primeiro emprego terá vantagem se observar estas dicas.

  Por fim lembre-se que todos começaram do zero e conseguiram chegar. Não existe fórmula mágica e as oportunidades existem porém, não basta apenas acreditar é preciso de readaptar as circunstâncias. Tenho certeza que se observar estas dicas um novo horizonte irá se abrir na sua vida profissional e irá conseguir o seu primeiro emprego .



Autor: Luciane Gasparin
Administradora de empresas e Professora
Direitos de reprodução à Associação de Proteção ao Jovem Estudante


Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários