A Independência das 13 colonias inglesas da América do Norte

As 13 colônias inglesas (Wikimédia)
Ao terminar a guerra dos Sete Anos entre França e Inglaterra (1756 - 1763), a Inglaterra, mesmo vencedora estava com os recursos financeiros esgotados. Criou uma série de impostos que deveriam ser pagos por todos os cidadãos do Reino. Isto incluía os colonos das 13 colônias inglesas, fundadas pelos puritanos na América do Norte (atual Estados Unidos).


Causas da independência das 13 colônias inglesas

Impostos

Os ministros ingleses estabeleceram direitos alfandegários sobre o vinho, a seda e o café que as colônias importavam de países não ingleses, e ordenaram que se executassem as antigas leis sobre o monopólio do comércio marítimo nas colônias (eram aplicadas com tolerância). Além de tudo isso, a maioria parlamentar criou (1765) A Lei do Selo (STAMP ACT).

Os colonos norte-americanos responderam aos decretos do Parlamento Inglês com enérgicos protestos, resistência e boicotes.

Dados os protestos, o Parlamento Britânico aboliu a Lei do Selo, porém criou direitos alfandegários sobre produtos importados da Inglaterra como: ferro, papel, vidro, pintura e chá (1767). Após três anos de protestos e boicotes, o governo inglês suprimiu todos os direitos alfandegários menos o do chá.

As Leis Intoleráveis

Em 1773, chegaram ao porto de Boston, três navios carregados de chá, provenientes da Inglaterra. Colonos, fantasiados de Pele Vermelha lançaram o carregamento ao mar. Em represália o governo inglês decretou as Leis Intoleráveis:

- Fechamento do Porto de Boston;
- Proibição de reunião pública;
- Envio de tropas (Lei do Aquartelamento).

Primeiro Congresso da Filadélfia

Os colonos reuniram-se no 1° Congresso Filadélfia e exigiram o reconhecimento dos seus direitos de legislação (1774).
Em abril de 1775 um destacamento inglês entra em choque com os colonos em Lexingtom. Era o início da Guerra.


Segundo Congresso da Filadélfia

Ainda em 1775, reuniu-se o 2° Congresso de Caráter Separatista. Este Congresso confirmou George Washington no Comando das Tropas Americanas e encarregou uma comissão, liderada por Thomas Jefferson, de redigir a Declaração de Independência.

A 4 de julho de 1776, foi promulgada a Declaração de Independência, redigida por Jefferson auxiliado, principalmente por Benjamin Franklin.

Quer saber mais sobre a guerra, durante a independência das 13 colônias inglesas da América do Norte? Assista o filme "O Patriota", que apesar dos elementos de ficção mostra uma parte da realidade. Veja o trailer:



Guerra da Independência

A guerra, já começada em 1775, acentua-se. Um ano após a Declaração, os Norte Americanos obtêm a primeira grande vitória (Saratoga, 1777). Franceses e Espanhóis, ajudam os colonos.

Washington, auxiliado pela esquadra francesa, vence o principal exército inglês em Yorktown (1781). A Inglaterra inicia então, as conversações de paz, assinadas em 1783 (3 de Setembro), em Versalhes.

Pelo tratado de Versalhes, os ingleses reconhecem a independência das 13 colônias (Estados Unidos).

Mais Educação

Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários