A Independência das 13 colonias inglesas da América do Norte
As 13 colônias inglesas (Wikimédia) |
Causas da independência das 13 colônias inglesas
Impostos
Os ministros ingleses estabeleceram direitos alfandegários sobre o vinho, a seda e o café que as colônias importavam de países não ingleses, e ordenaram que se executassem as antigas leis sobre o monopólio do comércio marítimo nas colônias (eram aplicadas com tolerância). Além de tudo isso, a maioria parlamentar criou (1765) A Lei do Selo (STAMP ACT).
Os colonos norte-americanos responderam aos decretos do Parlamento Inglês com enérgicos protestos, resistência e boicotes.
Dados os protestos, o Parlamento Britânico aboliu a Lei do Selo, porém criou direitos alfandegários sobre produtos importados da Inglaterra como: ferro, papel, vidro, pintura e chá (1767). Após três anos de protestos e boicotes, o governo inglês suprimiu todos os direitos alfandegários menos o do chá.
As Leis Intoleráveis
Em 1773, chegaram ao porto de Boston, três navios carregados de chá, provenientes da Inglaterra. Colonos, fantasiados de Pele Vermelha lançaram o carregamento ao mar. Em represália o governo inglês decretou as Leis Intoleráveis:
- Fechamento do Porto de Boston;
- Proibição de reunião pública;
- Envio de tropas (Lei do Aquartelamento).
Primeiro Congresso da Filadélfia
Os colonos reuniram-se no 1° Congresso Filadélfia e exigiram o reconhecimento dos seus direitos de legislação (1774).
Em abril de 1775 um destacamento inglês entra em choque com os colonos em Lexingtom. Era o início da Guerra.
Em abril de 1775 um destacamento inglês entra em choque com os colonos em Lexingtom. Era o início da Guerra.
Segundo Congresso da Filadélfia
Ainda em 1775, reuniu-se o 2° Congresso de Caráter Separatista. Este Congresso confirmou George Washington no Comando das Tropas Americanas e encarregou uma comissão, liderada por Thomas Jefferson, de redigir a Declaração de Independência.
A 4 de julho de 1776, foi promulgada a Declaração de Independência, redigida por Jefferson auxiliado, principalmente por Benjamin Franklin.
Quer saber mais sobre a guerra, durante a independência das 13 colônias inglesas da América do Norte? Assista o filme "O Patriota", que apesar dos elementos de ficção mostra uma parte da realidade. Veja o trailer:
Guerra da Independência
A guerra, já começada em 1775, acentua-se. Um ano após a Declaração, os Norte Americanos obtêm a primeira grande vitória (Saratoga, 1777). Franceses e Espanhóis, ajudam os colonos.
Washington, auxiliado pela esquadra francesa, vence o principal exército inglês em Yorktown (1781). A Inglaterra inicia então, as conversações de paz, assinadas em 1783 (3 de Setembro), em Versalhes.
Pelo tratado de Versalhes, os ingleses reconhecem a independência das 13 colônias (Estados Unidos).
Mais Educação
Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.
0 Comentários