Como enviar seu currículo corretamente

Existe forma correta de enviar seu currículo? Como parecer mais profissional em 5 passos.

Você envia vários currículos e têm a impressão que não são lidos? Sente que este é um dos motivos que não é chamado? Mude a forma de abordagem para receber melhores resultados.



Não envie seu currículo sem assunto. Coloque o nome da vaga, o código da vaga ou outra informação que identifique sem o recrutador abrir a mensagem para qual vaga se destina.  Veja no exemplo abaixo como fica mais rápido de identificar o assunto da mensagem quando o candidato o envia corretamente. Evite mandar apenas no assunto frases como: "currículo vaga..." " CV fulano de tal". Normalmente estes e-mails são para recepção de currículos, logo o recrutador sabe que todas as mensagens serão de candidatos enviando o currículo.
Veja um exemplo prático!


Currículo no corpo do texto ou em anexo? Pensando na segurança é melhor copiar e colar no corpo da mensagem pois evita que envie arquivos em anexo que podem conter vírus e eliminar você do processo seletivo. Muitos candidatos não sabem mas enviam seu currículo com vírus para várias empresas e são eliminados sem saberem o motivo. Logicamente se possui um computador de uso pessoal e confiável fica mais apresentável enviar um arquivo em anexo. No rodapé da mensagem (até para mostrar que é uma pessoa atenciosa) pode colocar uma observação que o arquivo foi verificado por "xxxx antivírus" antes de ser enviado. E-mails corporativos e alguns e-mails gratuitos já fazem esta verificação e enviam esta mensagem. 




Entregar o currículo funciona em muitos casos mas a maioria usa a velha pasta com um monte de impressos e larga o currículo na mão de uma pessoa que provavelmente vai usar seu verso como bloco de anotações ou contas. É sério! E como evitar isto? Simples: Já ouviu falar de envelope comercial? Não. Veja um abaixo:
Fonte: www.econtabilista.com.br



Este modelo da foto com janela é melhor ainda. Permite que imprima seus dados de contato pelo verso do currículo para que identifiquem rapidamente. Mas pode ser o modelo fechado também. Para acondicionar o currículo basta dobrá-lo em três partes (tipo sanfona) que ficará bem apresentável, na internet existem vários sites ensinando, procure no google "como dobrar documento comercial" que vai entender ou observe como é dobrada a conta de telefone, por exemplo.
Para funções administrativas causa uma impressão e tanto apresentar seu currículo da forma comercial.
Existe uma forma mais prática que é o cartão de visita. Tenha um impresso que sirva de referência profissional, custa pouco, pode ser impresso em casa mesmo. No verso pode resumir suas qualificações ou experiências que são relevantes para o cargo que procura. Fica bacana e é bem aceito. Pode grampear um junto com o currículo.

Enviar além do currículo anexo uma mensagem longa no corpo do e-mail não é legal, e vários e-mails que seguem esta linha contém mensagens apelativas para tentar convencer a contratar mais por solidariedade do que por competência. No máximo escreva somente seu nome, contato e uma frase de uma ou duas linhas que remetam ao recrutador - caso saiba o nome do mesmo - ou informando o que está enviando em anexo. Caso use mandar o currículo direto no corpo da mensagem é dispensável escrever algo mais. 


Não envie fotos em anexo caso seja solicitado envie uma foto de rosto pequena e no mesmo arquivo do currículo. Nestes casos só se envia arquivos em anexo, insira a mesma no currículo usando o seu editor de texto. E por favor, nada de fotos fazendo poses. Algumas funções podem pedir fotos de corpo inteiro, mas são raras, normalmente se estiver se candidatando para modelo, mas ai é outra história.


Insira seu comentário sobre esta postagem. Nossa equipe responderá assim que possível.

0 Comentários